O que é dermatite atópica canina (DAC)?
- Dra Iara Leles
- 20 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2024

A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença de pele caracterizada por intensa coceira em todo corpo ou em áreas específicas como orelhas, patinhas e face. De caráter genético (o paciente não pega a DAC em contato com outros cão ou gato da casa) mas sim dos seus antecedentes.
Esses cães e gatos e até mesmo humanos, sim os humanos também sofrem de dermatite atópica tem uma resposta inflamatória resposta exagerada quando entram em contato com ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos, restos celulares (epitélio de insetos por exemplo), a alimentos e ainda aos microrganismos que estão na própria pele o indivíduo. Fazendo piorar a sua coceira e sofrendo com essas infecções oportunistas.
Além de toda essa resposta que gera coceira e inflamação, esses indivíduos têm uma pele que não faz a sua proteção como deveria, o que chamamos de falha de barreira.
Sabe que a pele é como se fosse uma parede e suas células, os queratinócitos, “o tijolo” formando uma barreira ao mundo externo e na dermatite atópica essa barreira ela é ineficiente formando “buracos" por onde aqueles alérgenos que coloquei lá em cima entram e começa todo o processo de resposta inflamatória que no final todos sabemos né.
Aquela coceira intensa a noite que nossos filhos de quatro patas sofrem, aquela lambedura de patas, otites (aquelas coceiras nas orelhas levando a cheiro forte e constante incômodo).
Para o tratamento dessa doença que não tem cura a conduzimos em duas fases. Para aqueles que já me conhecem sabem que falo muito em plano terapêutico pois isso ajuda a organizar todas essas informações e cuidados.
Então temos a fase reativa: que seria cuidar dessa crise fazendo o controle da coceira, cuidado das lesões de pele, para aqueles que sofrem com as orelhas cuidando e tratando da otite.
E a segunda fase chamamos de fase proativa: onde mantemos os cuidados com banhos adequados (muita hidratação para cuidar dessa barreira cutânea), controle das infecções secundárias, controle ectoparasitario (controla infestações de pulgas e carrapatos), controle contra a inflamação e coceira.
Alguns pacientes ainda precisamos de mais cuidados que outros e isso é a beleza da dermatologia vc ver um paciente que estava sofrendo a anos com uma coceira intensa, muitas fezes deixando de dormir com seus pais em camas e até mesmo no quarto e com a dedicação de uma família empenhada vê-lo voltar a uma rotina feliz em casa.
Não é fácil, mas se você chegou até aqui e leu tudo mostra o quanto dedicado é e com certeza está empenhado em proporcionar uma vida mais feliz seja para seu cão ou gato e para isso conte comigo.
Quer mais dicas de como fazer isso? Embarque comigo para essa deliciosa imersão em cuidados com nossos filhos de 4 patas.
🔬Dra Iara Leles - Veterinária especialista em dermatologia e otologia
Commentaires